Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

LEITURAS - IGREJA, MINISTÉRIO, CHAMADO E ORDENAÇÃO

10- livro lido em 2016- IGREJA, MINISTÉRIO, CHAMADO E ORDENAÇÃO. ESTUDOS A PARTIR DE LUTERO (Martin N. Dreher/ Editora Sinodal, Concórdia, 2011).
Lutero em meios chamados "reformados" é um ilustre desconhecido teologicamente. Se incensa o corajoso reformador que enfrentou o poder religioso estabelecido, mas se desconhece a originalidade de sua teologia, principalmente na área da eclesiologia. Fixam-se muito em quem veio depois e copiou o que Lutero desenvolveu, é o mesmo que começar a casa pelo segundo andar. 
Para os curiosos que não se contentam viver um "samba de uma nota só" aqui está uma ótima introdução para a eclesiologia luterana. O que o dr. Luther entendia por igreja, ministério eclesiástico, sacramento e Palavra de Deus, chamado ministerial, ordenação, autoridade e ordem eclesiástica. 
Muitas conclusões vão surpreender modernos crentes (chamados pomposamente de "reverendos") que atacam alguns teólogos modernos como liberais, nem sabem estes modernos "reverendos" que se vivessem no séc. XVI atacariam Lutero, pois o pensamento de muitos "hereges" de hoje é mais luterano que nunca em muitos aspectos. 
O Dr. Dreher dispensa apresentações para o leitor de história da igreja no Brasil, e por ser luterano e dominar o alemão, o livro é todo fundamentado nos escritos originais do reformador. 
A edição é muito bem cuidada como todas das editoras luteranas Sinodal e Concórdia. Assim, está mais que recomendado. E leiam Lutero!

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.