Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

LEITURAS - LUTERO E A TEOLOGIA DA CRUZ

8- livro lido em 2016 - LUTERO E A TEOLOGIA DA CRUZ (Alister Mcgrath / Cultura Crista Editora , 2014).
Os estudos na obra de Martinho Lutero são fascinantes e quando o historiador é competente fica melhor ainda. Este é um estudo dedicado a examinar a construção da teologia de Lutero. 
Dividido em duas partes:
1) O contexto: Lutero como teólogo da baixa idade media: 1509-1514. Onde se descreve o conceito de justificação diante de Deus da época, o inicio da reforma em Wittenberg, humanismo, nominalismo, a tradição agostiniana. Lutero como teólogo da baixa idade média. 
2) O rompimento: Lutero em transição: 1514-1519. Onde analisa o descobrimento da justiça de Deus por Lutero, acompanha-se seu desenvolvimento teológico com base em seus escritos, e explica-se o que é a teologia da cruz concebida pelo Reformador. 
O livro mostra onde Lutero foi original e onde não foi tão original assim. Mcgrath disseca o pensamento de Lutero, tratando de sua construção e hermenêutica com maestria. Inteiras dos conceitos de teologia do tempo de Lutero e antes, o autor mostra a relação do Reformador com estas escolas de pensamento. O texto é indiscutivelmente o melhor no assunto, todo professor e pesquisador de teologia deveria lê-lo. 
Não é à-toa que o Journal of Eclesiastical History o chamou de "estudo magistral". 
A edição em português tem só um problema de palavra grafada errada na pg. 117, mas nada demais. 
Está recomendadíssimo. 

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.