Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

LEITURAS- ORIGENS INTELECTUAIS DA REFORMA

6- livro lido em 2016 - ORIGENS INTELECTUAIS DA REFORMA (Alister Mcgrath / Cultura Crista Editora, 2007).
Este é um daqueles livros "obra única", não tem similar em português. Quem quiser entender os porquês da Reforma religiosa do séc. XVI, quais as escolas de pensamento que formaram Lutero, Zwinglio, Calvino, tem que lê-lo. 
Na parte I "o contexto intelectual", Mcgrath discute em detalhes 1) o contexto intelectual, 2) o humanismo e a Reforma, 3) a Teologia da baixa Idade Média e a Reforma. 
Na parte II "fontes e métodos", ele analisa 1) as Escrituras: tradução, texto e tradição, 2) a interpretação das Escrituras, 3)o testemunho patrÍstico (como os reformadores usaram os Pais da Igreja). Isto porque nas palavras dele: "Qualquer tentativa de compreender a complexidade da Reforma do século 16 deve inclir um envolvimento sério com as ideias por trás dela" (p. 13). 
Todos os assuntos são discutidos com muita competência e abundância de fontes. Entenderemos como Lutero e seus pares não foram tão inovadores assim, pois muitas de suas ideias ja estavam em voga antes deles. 
Para uma 2a ed. A editora deve fazer uma revisão geral, pois o livro tem muitas falhas, palavras erradas como "introdução" em todas as primeiras pgs; a nota 2 na p. 12 está 1 (e eu não conferi as outras notas); bem como muitas palavras divididas errado (ex. pgs. 46, 48, 49, 50, 55, 56, 58, etc). Na pg. 25 o revisor deixou escapar "falta um trecho aqui", na pg. 181 o verbo determinar está escrito "determina", na pg. 179 o revisor ia citar uma pg. e deixou só o espaço em branco; enfim são muitos erros, e olhe que na ficha constam 2 revisores. 
Além do que o livro tem muitas notas (69 pgs.) e todas elas foram colocadas no final, assim o leitor tem que ficar indo para o final a leitura toda para consultar as notas, outra uma falha grave. Recomendo muito pelo valor do conteúdo, fico triste pelo descuido da edição. 

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.